quarta-feira, 11 de março de 2009

Memorial da minha Trajetória Acadêmica

Fernanda Knebl Rodrigues Nadais de Souza, nascida na cidade de São Paulo, frequentou durante todo seu ensino fundamental uma escola de bairro, onde seus pais conheciam o dono da escola e os tinham como pessoas da família.
Durante o ensino fundamental não possuía dificuldades nas matérias escolares, obtendo sempre uma boa qualificação diante de sua turma. Até a sétima série vivia em um mundo fechado, não vendo possibilidade de crescimento no colégio de bairro, pediu aos seus pais que a mudasse de escola, especificamente para o Colégio da Polícia Militar, já tinha ouvido falar muito bem dos professores da escola e tinha fixa a idéia de ingressar nesse colégio, até a mudança para o novo colégio, não tinha conhecimento de universidades públicas, tomou conhecimento destas através de uma professora de história na oitava série, que fazia um verdadeiro terrorismo quanto ao vestibular, dizia que os alunos do Colégio da Polícia tinham por obrigação passar no vestibular das escolas públicas.
Fernanda, ainda com 14 anos não sabia a diferença entre uma universidade pública e particular, era uma menina imatura, não sabia a profissão que pretendia seguir, nem possuía uma a qual se identificasse mais e além disso não tinha vontade de prestar vestibular, pois tinha como interesse uma rápida formação de ensino superior, em um campo de trabalho que trouxesse a ela realização profissional e pessoal.
Sendo assim a Unicamp não foi sua primeira opção, pelo contrário, optou por uma particular renomada em São Paulo, onde o curso de comunicação social com ênfase em Rádio e tv, era muito respeitado pelo mercado de trabalho.
Porém mais tarde ela reparou na verdade triste dessa profissão, onde não existiam dias e horários fixos de trabalho, além de maneiras desonestas de conseguir novos contratos para prestação de serviço.
Logo depois de perceber isso, presta medicina em algumas faculdades, passa em uma particular, mas não possuindo o dinheiro necessário para efetuar a matrícula, abandona a idéia de fazer medicina temporariamente, finalmente presta pedagogia na Unicamp e passa no vestibular, começa a gostar do curso e hoje foca seus estágios na educação de jovens e adultos, em uma área que realmente a encanta dentro da educação, Fernanda percebeu uma grande diferença entre a universidade particular e a pública, na particular, você assistia à aula e voltava para casa ou para o trabalho, já na pública, você vive um emaranhado de discussões polítcas, de sustentabilidade, empreendedorismo entre outras coisas, um mar de informação, além da participação em diversos projetos que enriquecem não somente o seu currículo, como também sua vida pessoal, com certeza ela sairá daqui mais madura e se sentirá melhor preparada para o mundo além da Unicamp. E quem sabe posteriormente realiza seu sonho de estudar medicina.

3 comentários:

  1. Fer...
    Gostei muito do seu texto!

    Assim como a maioria dos textos, ele está escrito em terceira pessoa, talvez pela influência dos textos indicados.
    Você descreve muito bem cada passo tomado pela sua vida, de uma maneira simples e interessante.

    Assim como eu, você também tem o sonho de um outro curso, mesmo adorando o que estamos fazendo na Pedagogia hoje.
    Além disso, também aprendeu a aproveitar todas as outras oportunidades que uma universidade pública nos proporciona. Assim como você mesma disse: "oportunidades que não enriquecem somente o nosso currículo, mas também a nossa vida!"

    Um Beijoooo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernanda!
    Me identifiquei com sua trajetória, pois assim como você eu tinha um sonho.
    Com relação ao seu texto, você soube se expressar de maneira clara e objetiva, o que facilita a leitura.
    Espero que você consiga realizar seu sonho de ingressar no curso de medicina.

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda!

    Gostei muito do seu texto ... Estou num momento parecido com o que você passou - e também tenho o sonho de estudar medicina!

    Boa sorte na Psicologia.

    ResponderExcluir