sexta-feira, 20 de março de 2009

Considerações sobre César Lattes

Cesare Mansueto Giulio Lattes, marcou a emergência da física das partículas elementares, sua pesquisa deu um grande estímulo ao desenvolvimento de pesquisas do mesmo cunho.
A repercursão de seus trabalhos na sociedade brasileira, desencadeou a criação do Conselho Nacional de Pesquisas, o CNPq, em 1951. A descoberta do Píon em 1947, em colaboração com G. Occhialini e C. F. Powell, foi o marco em sua carreira que se fez acompanhar das mais significativas consequências, pois sua descoberta revelava a partícula responsável pelo comportamento das forças nucleares,a descoberta de uma partícula que integra o núcleo do átomo: o méson pi, apontada como uma das principais responsáveis pela integridade do núcleo, impedindo-o de desintegrar-se. Liderando pesquisas no pós-guerra de conhecimentos no domínio do desenvolvimento da energia nuclear.
Além disso, liderou um grupo científico quem em 1949 criou o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, instituto que polarizou e acolheu iniciativas como a formação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, assim como a Escola Latino-americana de Física, o Centro Latino-americano de Física, se destacando em atividades de pesquisas de nível internacional, pela modernização do ensino de física e da formação do pessoal que constitui hoje parcela da liderança científica atuante da física brasileira.
A partir de 1962, liderou a reunião de grupos brasileiros e japoneses num projeto de longo alcance sobre interações a altas energias na radiação cósmica. Além de sua participação como membro da Academia Brasileira de Ciências. César Lattes recebeu muitos prêmios no Brasil e no Exterior.
Seus trabalhos no campo da física serviram de exemplos para muitos de seus seguidores, além de importantíssimo para o avanço de estudos na área das pesquisas científica.

2 comentários:

  1. Olá Fernanda,
    O que me chamou a atenção nas suas considerações sobre César Lattes foi o fato de ser bem sucinta. Mas isso não tirou a qualidade de como você descreveu a trajetória de Lattes.

    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fernanda.

    Considerei seu texto bem sucinto, coeso e mostrou de forma excepcionalmente clara as descobertas de César Lattes e sua influência no meio acadêmica. Porém, não percebi nenhuma fonte citada.
    Até mais.

    Maria Luiza

    ResponderExcluir